Wednesday, August 12, 2009

Portão-símbolo se desmancha




Portão está se desmanchando


As grades, muros e, em especial, o velho portão de ferro do antigo parque de exposições, na avenida Getúlio Vargas fazem parte da paisagem do bairro Menino Deus, o mais antigo de Porto Alegre. Geração após geração criaram-se com eles, identificando-lhes o chão no qual pisavam e onde cresceram. Essa paisagem arquitetônica, cujo valor é somente histórico (mas, e como!), está ameaçada. Basta o senhor ou a senhora irem até lá e olharem com atenção para o portão, para constatarem que não lhe resta muito tempo. Está enferrujado e corroído, em especial na base.
Há quantos anos não recebe tinta? Três décadas? Uma coisa é certa. Diariamente, é objeto da urina canina, que, ácida como toda urina, corrói o ferro. Nisso ajuda.


Síndicos de condomínios residenciais que o digam. Sabem da necessidade de proteger com cimento a base de grades, dada a corrosão causada pela urina dos mascotes, “filhos” e “filhas”.

O Estado do déficit zero, foi anunciado, pela primeira vez em três décadas - o que é bom - apesar disso, está falido. Conservação é secundária. Vai custar mais depois. Azar. A velha arquibancada do Cete o ilustra.

O ex-governador Antônio Britto propôs uma Vila Olímpica na área do antigo parque (incluía o Cete). Previa preservar o muro e o portão. Mas era final de governo.

O que lhe sucedeu só falava em “desporto comunitário” (existe o que não seja?) e deixou para lá a idéia. Não conseguiu sequer reformar os ginásios do Cete, embora tenha gasto mucha plata.

E portão lá, urinado e submetido às intempéries. Até quando?


Breve histórico
O portão foi construído para o parque das ‘feiras agropecuárias’, a primeira delas, com tal nome e no Menino Deus, em 1909. Em 1912, o governo encomendou um pavilhão metálico a uma firma inglesa. O portão, talvez, date deste ano, afinal, os primeiros pavilhões eram de madeira. O local sediou o Prado Rio-Grandense, um entre os quatro hipódromos da cidade. O prado é de 1881. Funcionou até 1909. O governo do Estado desapropriou-o para construir o parque. Desde 1970, as feiras foram para Esteio, no parque Assis Brasil. A primeira Expointer (feria internacinal de agropecuária) data de 1972. O velho parque ainda sediou eventos, para, já em 1974, ter uso meramente administrativo ao Departamento da Produção Animal. No governo de Pedro Simon (87-90), passou a sediar o gabinete do secretário da Agricultura e do Abastecimento. O DPA se foi. Em 2007, foi para lá transferida a sede da 2ª Delegacia de Polícia.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home