Tuesday, April 01, 2008

Mito da gratuidade "vive" na leal e valorosa

Só há dignidade se o trabalho é mercadoria, pois, do contrário, será servido grátis - escravidão. Mas o anti-capitalismo, predominante na mente deste país pobre (de aí, ser tal, não?), gera a imbecilidade do gratuito, da qual muito se utiliza o político. Custos dispersos, benefícios concentrados, certo chefe?

O mito da gratuidade no Brasil, nunca bem analisado pela turma das ciências humanas, reproduz-se na “leal e valerosa” ao imperador.

Uma consulta à página da prefeitura na internet dá uma idéia de como se cobra na moita e finge-se a oferta “grátis” de serviços. Tudo o que é oferecido gratuitamente tem um custo, claro, de material e de pessoal. Embuçado na divulgação.

A alguns casos, então
08/10/07 - “A Procempa oferece conexão gratuita à Internet aos visitantes da 6ª Bienal do Mercosul. A empresa de tecnologia do município implantou ambiente Wireless no espaço de convivência, ...”

“A Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer (Avenida Niterói, 472, Bairro Medianeira) abriu inscrições para oficinas gratuitas de música, cerâmica, ...”

09/10/07 - “No próxima sexta-feira, 12, Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) promove diversas atividades gratuitas no Parque Marinha do Brasil. O evento ...”

“Na primeira etapa de inscrições, mais de 4.500 jovens registraram o seu interesse em participar dos cursos oferecidos gratuitamente pela prefeitura da Capital.”

26/02/08 - “Ginástica, alongamento, caminhada orientada, jogos esportivos e dança para jovens, adultos e idosos são algumas das modalidades oferecidas gratuitamente à população que fica na Capital durante os meses de verão.” Os professores são escravos?

29/02/08 - Já o Porto Alegre em Cena terá sua história de 15 anos registrada em livro: “Os três mil exemplares da publicação serão distribuídos gratuitamente para escolas de teatro, companhias teatrais, secretarias de Cultura e bibliotecas”. Os gráficos são escravos?

Uma busca na página da prefeitura na web revelou 591 ocorrências de ‘gratuitamente’, no 29/02.

É preciso ler o Diário Oficial, para descobrir que o gratuito custa. E muito. Com tal farsa políticos brincam com o dinheiro suado daqueles a quem iludem, oferecendo o suposto gratuito. É a escravidão.

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home