Wednesday, October 03, 2007

Pode ou não pode grafitar?


Pichação na praça Rádio Gaúcha, bairro Menino Deus
Seria bom se as autoridades municipais se decidissem de uma vez. Afinal, a Guarda Municipal prende quem picha ou grafita propriedades estatais ou privadas, com base em lei federal. A mesma prefeitura/governo que promoveu, na Semana da Juventude, um dia inteiro de pichafite grafitação em praça da zona norte de Porto Alegre. Tal esquizofrenia deve ter fim. Afinal, pode ou não pode?
Uma lei federal ignorada
Por que existe a lei se ela não precisa ser obedecida? O país torna-se, a cada dia, cada vez mais, uma esculhambação. Acabou. O mais peculiar é que a lei é ignorada justamente por aqueles que deveriam zelar por ela, as tais autoridades, os que cargueiam nas esferas de governo. Como a lei é só um detalhe no caminho das eleições, a prefeitura promoveu, na semada dedicada à juventude, uma "grafitagem", em praça da zona norte de Porto Alegre (RS).
Esqueceram-se os do executivo municipal, que há uma lei federal, proibindo e incriminando atos do tipo; e pago pelos municípes.
Perdoai vós, jovens, este rabugente redator, cuja alma é mas velha do que seu corpo. Mas, se quiserdes pintar, fazei-o em vossas casas e não nas paredes alheias, estatais ou privadas. Respeito.
A lei federal ignorada é a de número 9605/1998, do socialista príncipe dos sociólogos. No seu artigo 65, a lei prevê a detenção de três meses a um ano para quem "pichar", grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano". A Guarda Municipal detém em flagrante quem o faz em prédios ou equipamentos públicos estatais. A mesma prefeitura que gasta o dinheiro do contribuinte para promover atos de grafitagem. É para quem pode. Não vos metei.
Por que obedecer uma lei federal contra grafite se as autoridades são obrigadas a construir pistas de pouso com dimensões que não são respeitadas? Se devem, mas não mantêm, as estradas em condições, causando acidentes? E a saúde?
A lei, ora, a lei ...
A notícia oficial
"Grafitagem abre programação da Semana da Juventude
A Secretaria Municipal da Juventude, em parceria com a Associação Benjamin Constant, promove, amanhã 11 [de agosto/2007], a partir das 14h, a grafitagem de uma parte do espaço da praça Júlio Andreatta [saudoso campeão de automobilismo nas Mil Milhas de São Paulo, junto com o também saudoso Breno Fornari], localizada entre a avenida Benjamin Constant e a rua Ceará, no bairro São Geraldo. A atividade abre a programação da Semana Municipal da Juventude, que prossegue até o dia 19. ..."
Pobre Benjamin Constant, defensor da liberdade e da responsabilidade, da propriedade e da dignidade.

Labels: , , ,

1 Comments:

Blogger Cris Alves said...

Boa noite, Sr. Bertrand.
Sou uma leitora assídua do exemplar da Folha do Porto que aparece no meu condomínio; por vezes concordando, por outras apenas ignorando a sua opinião. Mas, como boa brasileira, que não elogia publicamente quando é bom, mas reclama publicamente quando discorda, cá estou eu.

Li a sua matéria da página 2 da Folha do Porto acerca do "grafitti", ou, como o sr. desrespeitosamente chama, "pichação grafitesca". Fiquei possessa com o que eu assimilei da leitura do seu texto, que soou como total desinformação da sua parte acerca desse movimento histórico e libertador social, rechaçado de preconceito.

Se o senhor não gosta de algo, ou pelo visto não entende a arte, poderia pelo menos respeitar, ao invés de vomitar impropérios sobre arte cuja historicidade o senhor ignora. Além de que, em se tratando de um jornal, o senhor apenas ajuda a reforçar preconceitos. Poderia ter colocado seu e-mail no rodapé para eu não ter de me dirigir ao senhor publicamente antes de uma conversa um pouco mais velada.

"A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos" Por Eliene Percília, Equipe Brasil Escola.com

Partindo dessa premissa, não obstante o senhor dita que os grafiteiros se restrinjam a suas propriedades particulares, vemos que esse ato sugerido por si só descaracterizaria o movimento , criado para ser público.

Ainda mais, fechar parcialmente o túnel às 22h da noite, e reabri-lo ao domingo, não parece cercear o direito de ir e vir da população. A meu ver, a falta de transporte público de qualidade, que não obrigue as classes mais pobres a se enfiarem sem dignidade numa lata de sardinha diariamente é muito pior que pouco mais de 72h sem algumas faixas que o senhor provavelmente não usou integralmente durante esse tempo. Mas se eu for refutar cada argumento seu, ou se eu for deliberar acerca de cada elemento positivo das artes e do incentivo a elas, precisarei de uma Folha do Porto inteira... ou uma Zero Hora.

Você sabia também que atrair os jovens em situação de carência para as artes plásticas, a dança e a música ajuda-os a se afastarem da latente criminalidade em seus meios? Não é só o ballet, o impressionismo e o canto gregoriano que comunicam com essas crianças, mas o street dance, o GRAFITTI e rap, todos integrantes do movimento hip-hop, comunicam muito mais que as escolas tão defasadas poderiam comunicar.
Pois é, geralmente os particulares se dispõe a ajudar essas pessoas com a personalidade em formação, mas com o incentivo do Poder Público hoje, ajuda que um deles não venha a assaltar-lhe naquele túnel amanhã.
____
Respeitosamente,
Cristina Silva

5:44 PM  

Post a Comment

<< Home