Thursday, July 05, 2007

Veneno na Câmara - Junho de 2007

Pagar por esgoto mesmo sem o ter
A vereadora Neusa Canabarro (PDT) propõe lei para desincumbir do pagamento da taxa do esgoto aqueles proprietários de imóveis que não possuem ligação de esgoto, responsabilidade do Dmae, que cobra pela água e pelo esgoto. A vereadora considera absurda a situação existente na cidade, "inconcebível" é a palavra dela, para o fato de os prédios terem de fazer o esgotamento sanitário na rede pluvial "e ainda cobre por isso". Ela fala da cobrança do esgoto pluvial misto. Pode ser acrescentado que, depois, as autoridades da água e do esgoto vão a público e dizem que a poluição faz ligações clandestinas, gerando a poluição. Porto Alegre tem uns 20% de esgoto tratado. O Dmae utiliza as redes pluviais do DEP, pagando-o, com o do povo, por isso.

Greve dos municipários
Carlos Todeschini (PT) chamou atenção sobre a greve dos servidores municipais. "Há que se ter sensibilidade para viabilizar uma solução". Para o vereador, em sua maioria, os municipários são qualificados e capacitados.

Perdas salariais do passado
O líder do PDT, Mário Fraga, fez questão de lembrar que dos 20% de reajuste salarial solicitado pelo Sindicato dos Municipários (Simpa), dois terços representam perdas salariais provindas das administrações petistas em 16 anos de governo municipal.

Peão lenhador
Carlos Comassetto (PT) criticou a política de florestamente no pampa gaúcho, o que , conforme afirmou, transformará o peão pampeano em lenhador. O vereador também denunciou a destruição ambiental da cidade. "Aqui, ela corre solta", lamentou ele.

Sobre a saúde
Dr. Goulart (PTB) analisou o momento que ele considerou de "apreensão" na saúde municipal e comentou o fato de o secretário municipal da Saúde, Pedro Gus, estar indo para Israel e não voltar a ocupar a pasta. "Estamos atentos, pois isso são prenúncios de reinício, de melhora", disse.

Férias inoportunas
O vereador Adeli Sell (PT) não gostou que o titular da saúde municipal se ausente em meio à "crise" no setor da saúde. Lembrou que Porto Alegre deve receber R$ 30 milhões do governo federal, via administração estadual, e que o dinheiro não entra no cofre.

Férias canceladas
O titular da saúde municipal cancelou suas férias. Além da greve dos municipários - a minoria ruidosa - há os problemas do PAM Zona Sul na vila Cruzeiro.

Reforma eleitoral
Márcio Bins Ely (PDT) definiu-se preocupado com a reforma política em discussão no Congresso. A votação em lista pré-ordenada pelos partidos, uma das propostas, privilegiará candidatos e "traz impedimento a quem quiser começar na vida pública". Sim, vereador, é a definitiva cartelização da democracia.

Tem ou não tem perfil?
Maristela Maffei (PCdoB) criticou o pronunciamento de Adeli Sell (PT) sobre a indicação do deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) a vice-prefeito em chapa do PT, para a prefeitura de Porto Alegre em 2008. "Peço que reconsidere sua manifestação quando diz que Carrion não tem perfil para o Executivo", pediu.

Saúde
João Antônio Dib (PP) elogiou o secretário da Saúde, Pedro Gus, "da mais alta competência". E lembrou. "Em 2003, a prefeitura passou a receber menos verbas do que em 2002; em 2004 fizeram um acordo para que fossem distribuídas para o Clínicas e o Conceição." O Conceição tem 300 cargos políticos, federais. Haja saúde para o povo os sustentar.

Desagravo
Declara-se que o vereador Carlos Alberto Garcia não é nazista, nem tampouco nacional-socialista, conforme veiculado na publicação de março de 2005 - página 10 - deste jornal.

Declara-se ainda que se reconhece o bom trabalho desenvolvido pelo vereador Prof. Garcia, sendo que inclusive se reconhece a utilidade da lei municipal n° 8.203/98, de sua autoria, que torna obrigatória em shows internacionais em Porto Alegre, a colocação de músicos locais, para a "abertura do show".

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

<< Home